Gosto excessivo -uma breve história de tempo para refeições rápidas estrangeiras entrarem na China
Em 12 de novembro de 1987, o primeiro restaurante da KFC China se estabeleceu no mercado de Zhengyang nº 1, Qianmen West Street, Pequim.Abra o fogo, vá para a porta da frente para comer um pedaço de frango frito, é normal fazer fila por uma hora.A "Little Fried Chicken Shop", que não foi otimista no início, teve uma média de vendas diárias de mais de 40.000 yuan nos primeiros três meses, 1.300 frango frito diariamente e as vendas de 7.700 kfc em todo o mundo.
Atualmente, a era da compra de um pedaço de frango original por uma hora se foi.Mas para as pessoas, a experiência aberta mais antiga, receio que a impressão mais impressionante venha da ponta da língua.
KFC
Hora e lugar para mais pessoas e pessoas
Em 13 de novembro de 1987, o People's Daily, um pequeno boletim informativo foi enviado para um canto em uma versão vertical: "O restaurante de fast food da KFC em Frango da Cidade da Cidade aberto em Pequim", este relatório de menos de 200 palavras mencionou os três acionistas da KFC: KFC International Corporation, Beijing Messenger Industry and Commerce Corporation e Pequim Tourism Company.
Liang Xing, responsável pelo recrutamento dos ex -funcionários da loja da KFC, participou do trabalho preparatório no estágio inicial.KFC desembarcou na China e acreditava que havia alcançado o "tempo e lugar do mundo".Nos primeiros dias de reforma e abertura, o capital estrangeiro precisa ser atraído.Naquela época, havia joint ventures em outras indústrias, mas não havia catering.De acordo com as políticas nacionais, as joint ventures têm políticas preferenciais de "duas isenções e três reduções" (dois anos de isenção de impostos, três anos de redução de impostos); .Land -Posicionamento de Beijing para o desenvolvimento da metrópole internacional, o comitê do Partido Municipal e o governo municipal considera a introdução de "lanches com sabor americano".Os chineses sentiram que as galinhas eram mais apropriadas e finalmente finalizaram o KFC.Pessoas -O Departamento de Turismo Municipal espera atrair alguns "cabelos amarelos". O Bureau de criação de animais quer vender galinhas."Ambos os lados têm demanda, para que haja o primeiro KFC em Pequim".
De 1987 a 1992, Xia Jue, ex -vice -diretora do Departamento de Putria de Animais de Pequim, serviu como o primeiro presidente da Pequim KFC Co., Ltd.Xia Jue participou de negociações com os Estados Unidos ao longo do processo. Introduzido por mim foi 350.000 yuan em investimento.
Mais tarde, Xia Jue encontrou a Administração de Turismo de Beijing de 1 milhão de Yuan;Juntamente com os custos fornecidos pelo US KFC e Pepsi, o primeiro restaurante da China está em casa desde 1987.
Xia Jue disse que, quando a abertura do negócio era de quatro ou cinco meses, o presidente da filial de Pequim do Banco da China viu que o KFC desenvolveu um incêndio vermelho e propôs calcular o empréstimo como um investimento o parceiro se tornou quatro.
Volte para Ben em um ano e meio
No início de entrar na China, a KFC já havia feito um plano para promover na China.Portanto, após a exibição repetida e a busca por muitas vezes, ele finalmente se destacou na rua Qianmen em Pequim.No início da abertura, a loja Qianlian tinha 1460 metros quadrados e três andares, que também se tornou o maior restaurante KFC do mundo na época.O primeiro e o segundo andar estão abertos ao mundo exterior, com um total de 505 assentos, e o terceiro andar é usado como um escritório.O contrato foi oficialmente assinado em abril de 1987 e a decoração começou em maio.
A chave para se o KFC pode ter sucesso na China depende se as condições como ingredientes, operações e decoração da loja atingiram o nível internacional.Enfrentando a China, que ainda está nos primeiros dias de reforma e abertura, ela realmente encontrou algumas situações ridículas.Por exemplo, o sal é um problema difícil.Portanto, o sal usado pelo KFC foi importado a princípio.Limitado pela cadeia de suprimentos, ela só pode fornecer frango original, batata de frango, salada, pão, cola, qixi, meinida, cerveja e outros produtos por um longo tempo.
Liang Xing, que já mudou sua carreira, do Beijing Yanxiang Hotel ao KFC.Na década de 1980, o Yanxiang Hotel era um hotel de luxo."Naquela época, senti que o KFC, que investiu 3,75 milhões, era incomparável com 400 milhões de restaurantes de luxo, mas os fatos me bombeavam uma boca grande". galinhas por dia."Quanto tempo leva para recuperar a capital? Espera -se que haja 3 anos, e o resultado retornará ao livro em um ano e meio".
"Dê -me dois KFC"
Os ex -funcionários da KFC também são muito severos. eram mais de 2.000 pessoas que vieram se inscrever na época.Sob essa rigoroso triagem padrão, assim que a loja da porta da frente se abriu, tornou -se a "responsabilidade de valor nominal" no setor.
Aos 17 anos em Dongxing, ele era jovem e praticado por artes marciais. .Yu Dongxing disse: "Naquela época, a equipe tinha que estar alinhada para a Torre Zhengyang e depois o leste. As pessoas estavam curiosas sobre o que o frango frito foi vendido por Kfc. Muitas pessoas pensam que, desde que compram frango frito, eles devem segurar a panela Para instalar.
Ele lembra que a primeira coisa a entrar na loja todos os dias é cortar um balde de batatas.O faturamento da loja Qianmen por dia chegou a 160.000 yuan e, no dia seguinte, ele emitiu um bônus de 200 yuan por pessoa.Naquela época, a "tigela de arroz de ferro" das unidades da agência era apenas dezenas de yuan por mês.
Lembro -me de que ele recebeu um salário de 260 yuan no primeiro mês, voltou para casa com seus pais 200 yuan e deixou 60 yuan.Aconteceu que o salário do casal antigo tinha apenas 90 yuan por mês.Depois do trabalho duro, ele não conseguiu acompanhar o "garçom" que acabara de trabalhar. último jogo do freiburg
Não fast food, "grande refeição"
Em 1990, Jiang Kun veio a Pequim da Universidade de Xangai Fudan e foi designado para a Rádio Internacional da China.Nas férias de verão antes do emprego, ele foi trabalhar na antiga loja do KFC.Este também é o primeiro estágio em sua vida.
Na sua impressão, esta loja é a mesma que um hotel de luxo.A parede externa do restaurante é pendurada com uma grande marca vermelha "frango da cidade natal KFC nos Estados Unidos".Há outra pequena marca ao lado, que também é um vermelho de captação de olhos, lembrando aos convidados que é "fast food americano", mas naquela época, as pessoas não o tratavam como fast food, mas a verdadeira "grande refeição ".
"Eu trabalho 8 horas por dia para receber a porta anterior ou limpar".A maioria dos clientes que vêm aqui são pessoas de sucesso, a maioria dos homens está de terno e sapatos de couro e as mulheres estão usando vestidos pequenos.O que mais o impressionou foi que o proprietário da empresa queria pedir aos clientes para jantar e pedir especificamente que ele organizasse um "lugar tranquilo" na loja para facilitar o negócio.
Todos os dias, Jiang Yan trouxe suas próprias refeições, mas quando olhou para os outros, ele também se levantou, então pagou por uma refeição e gastou mais de dez dólares para torná -lo muito doloroso."Você sabe que naquela época eu tinha mais de 40 yuan por mês. Comi na cafeteria e os pães de carne eram apenas um dólar." yuan."É equivalente ao meu salário de dois meses, que também é o meu" primeiro balde de ouro na vida "".
Coca Cola
Retorne à China para esperar a oportunidade
Comprar uma garrafa de coca -cola para saciar a sede é muito fácil hoje.No entanto, muitas pessoas não sabiam que, quando a Coca -Cola retornou à China, uma onda de reviravoltas era quase uma aventura cronológica.
A Coca -Cola entrou no mercado de Xangai já em 1927 e produziu em conjunto com a famosa Watson Soda Corporation.Em 1930, a Watsons Corporation pediu aos artistas publicitários de Xangai que projetem uma pintura de publicidade de Brand de "Por favor, beba Coca -Cola". ".Em 1949, a Coca -Cola retirou -se do mercado chinês.Mas está sempre esperando a oportunidade e se preparar para retornar à China a qualquer momento.
Em 1976, a China e os Estados Unidos ainda não haviam estabelecido as relações diplomáticas de nível de embaixador.Um dia, o então presidente da Coca -Cola, Martin, veio a Washington para encontrar o escritório de contato e expressou um desejo de Zhi Zhiguang -exit Coca -Cola para a China.
Ji Zhiguang lembrou que, desde então, houve mais bebidas como Coca -Cola na geladeira no escritório de contato.Logo, Coca -Cola convidou funcionários do escritório chinês do escritório de ligação chinesa para visitar a sede de Atlanta.A empresa em frente aos olhos de Zi Zhiguang era muito bem gerenciada, e o controle da qualidade do produto era muito menor que o da China naquele momento.Mas em 1976, a situação política da China era turbulenta.Ji Zhiguang disse aos Estados Unidos que agora é "cedo para o tempo". último jogo do freiburg
Em 1977, Zhi Zhiguang retornou à China e entrou na Cofco.Este ano, Martin visitou Pequim, o encontrou novamente e mais uma vez propôs coca -cola para retornar à China.Wu Zhiguang perguntou a ele: "Você acha que a hora está madura agora? Os chineses podem aceitar coca -cola?"
Martin disse que eles montaram fábricas na China, e o foco não as vende a consumidores chineses, principalmente para estrangeiros que viajam para chineses, especialmente europeus e americanos.Em 1978, a situação política da China se tornou gradualmente clara.Após muitos esforços de Zhang Jianhua e Ji Zhiguang, gerente geral da Cofco, Coca -Cola e Cofco entraram em contato substancial.Naquela época, Zhang Jianhua e Zhi Zhiguang trabalharam juntos no escritório de contato chinês nos Estados Unidos para visitar a Coca -Cola Company de Atlanta juntos.Wu Zhiguang era secretário de negócios na época, e Zhang Jianhua era conselheiro de negócios.
Dong Shixin, que foi traduzido nas negociações, lembrou: "Naquela época, não tínhamos o documento do Central Red Head, e apenas uma pequena nota escrita pelo vice -primeiro -ministro Li Xiannian, o que significa que este trabalho pode ser feito. Nota é Cofco.
Três negociações de acordos de assinatura final
A Cofco conversou três vezes antes e depois das negociações entre os Estados Unidos.Em 13 de dezembro de 1978, a Coca -Cola Company assinou um acordo com a China e a Corporação de Importação e Exportação de Petróleo no Beijing Hotel.O acordo estipula que os Estados Unidos adotam o método de comércio de compensação ou outros métodos de pagamento para fornecer latas de coca -cola e tanques e garrafas para as principais cidades e áreas turísticas da China e abre e vende fábricas na China.Antes do estabelecimento da fábrica de garrafas da Coca -Cola, a partir de 1979, foi vendida pela Cofco Corporation.A Coca -Cola retornou ao mercado continental 30 anos depois e se tornou a primeira empresa estrangeira fora de Hong Kong e Macau a entrar no continente.
Coincidentemente, ao mesmo tempo, em outra sala de conferências no mesmo andar do hotel de Pequim, China e Estados Unidos estão realizando negociações sobre a restauração de relações diplomáticas.Três dias depois, em 16 de dezembro, a China e os Estados Unidos publicaram o "Partido Comunista da Comunicação da Construção da China -EUA", anunciando que "o estabelecimento das relações diplomáticas de nível de embaixador de 1º de janeiro de 1979".
Cinco dias depois, em 18 de dezembro, a terceira sessão plenária do décimo primeiro Comitê Central do Partido Comunista da China, que iniciou o processo de reforma e abertura, foi realizada em Pequim.A Coca -Cola também voltou ao palco através dessa reforma da brisa da primavera.
Os primeiros meios promocionais são os olhos
Em 1981, em uma fábrica de patos assados sob o ramo de Pequim da loja de Pequim Wuli Cofco, a China foi colocada em produção na primeira fábrica de processamento de Coca -Cola na China.Naquela época, a fábrica tão chamada era na verdade uma oficina da fábrica de patos assados do ramo de Pequim da Cofco.A China gasta US $ 300.000 por ano para comprar suco concentrado, e outras linhas de produção são dadas gratuitamente pela Coca -Cola.Depois de investir quase US $ 1 milhão, a primeira fábrica de garrafas da Coca -Cola na China foi finalmente concluída e colocada em operação em abril de 1981.
No início dos anos 80, o principal refrigerante bebido por Pequim era chamado de "Oceano Ártico", uma garrafa de 0,15 yuan, que foi vendida principalmente em parques e grandes shoppings.Em abril de 1981, a fábrica da loja Coca -Cola Beijing foi oficialmente colocada em produção a 0,45 yuan, que foi três vezes a do refrigerante do Oceano Ártico.
Para abrir o mercado o mais rápido possível, um fim de semana no inverno de 1982, a Coca -Cola Company vendeu a Coca -Cola nos principais shoppings em Pequim, comprou uma garrafa de cola e deu um balão ou um par de bolinhos de embalagem .Naquela época, os chineses não estavam acostumados a esse refrigerante com um pouco de tosse e xarope, mas na época em que os suprimentos eram escassos, presentes de compras atraíram muitas pessoas.
Em outubro de 1986, a BBC BBC fez um documentário.Naquela época, a CCTV não permitia anúncios para empresas financiadas por estrangeiros.Depois de pesar as vantagens e as desvantagens, a Coca -Cola tomou a decisão de obter o lucro de um ano para trocar a chance de aparecer na CCTV.
McDonald's
Bem -vindo 40.000 clientes no dia de abertura
No início dos anos 80, o McDonald's começou a negociar com a China, na esperança de entrar no maior mercado da China no mundo.Desde 1983, o McDonald's começou a comprar a Apple da China para a produção do McDonald's no Japão;No entanto, o McDonald's abriu o primeiro restaurante na China em Shenzhen em 1990.O primeiro McDonald's em Pequim não foi aberto até 1992.Durante esse período, o modelo de consumo da China mudou mudanças revolucionárias.Após 15 anos de reforma e abertura, os padrões de vida das pessoas melhoraram, e os cidadãos em Pequim não compram mais necessidades de vida.Essa tendência também se manifesta na cultura alimentar.Modelo de lazer humano -saborito.Essas pessoas atribuem uma importância crescente à saúde física.O McDonald's atraiu um grande número de consumidores chineses sob o contexto da ascensão do consumismo.
Em 23 de abril de 1992, o McDonald's in the World abriu em Pequim.Possui 700 assentos e 29 caixas registradores, o que atrai mais de 40.000 clientes no primeiro dia de abertura.
O primeiro restaurante do McDonald's foi construído no extremo sul da Wangfujing Street, perto de Tiananmen.Até a demolição no verão de 1994, o McDonald's tem sido um marco famoso em Pequim, e seu arco de ouro frequentemente apareceu na TV.
A produção padronizada é a lei de ferro da indústria de fast food.No início da abertura, o McDonald's High -Eficiência e o gerenciamento, o ambiente de refeições limpas e as matérias -primas frescas foram relatadas repetidamente pela mídia como um representante moderno.O rigoroso gerenciamento da qualidade da empresa, especialmente a atenção dos materiais de batata, tornou -se um tópico quente para muitas discussões em jornais convencionais.Ao mesmo tempo, seja a aquisição de alimentos, a produção de produtos ou os procedimentos de operação de panificação, a temperatura do forno, o tempo de cozimento etc., o McDonald's é executado de acordo com um padrão para cada etapa.Entende -se que o McDonald's fez um estudo. Celsius.
■ Notas do repórter último jogo do freiburg
A mudança na ponta da língua é a abertura do conceito e modo
Naquela época, vai comer KFC e McDonald's se tornaram um sonho de muitas pessoas.Em vez de lembrar a experiência de fantoche na infância, é melhor perder os sentimentos da época do ano, como se a porta chinesa se abrisse pelo KFC, McDonald's e Coca -Cola, você pode ver as mudanças nos hábitos de catering chinês Nos últimos 40 anos de reforma e abertura.
Quando o KFC entrou na China, a reforma e a abertura foram nos últimos anos.
Para os consumidores que são mais jovens e altamente rendimentos e adotam urgentemente o mundo, comendo no McDonald's, KFC ou Pizza Hut se tornou seu novo estilo de vida. e se mostra para os transeuntes -por.
Algumas mídias atribuíram o sucesso dessas cadeias de fast food americanas à atmosfera igual.Há um relatório que, não importa quem você seja, você pode desfrutar de serviços de calor e boa vontade nesses restaurantes de fast food; último jogo do freiburg
A entrada de fast food estrangeiro não apenas nos traz o sabor diferente dos alimentos, mas também a abertura e tolerância da cultura alimentar estrangeira, modelos de gestão e conceitos de restaurantes no contexto de reforma e abertura.
PEIJING MORN MORNE POST REPORTER CHEN LIN
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