Projeto de vida: afinal, de que estamos falando?

  • Édison Flávio Fernandes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Alice Casimiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

A ideia de construção de um projeto de vida para o jovem do ensino médio brasileiro, um dos principais marcadores da reforma objeto da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, tem provocado manifestações destoantes por parte dos atores sociais envolvidos. Não é esporádica, por exemplo, a demonstração de insegurança por parte de alguns docentes que se sentem despreparados para ministrar o componente curricular ou, por outro lado, de uma afeição resoluta do professor à expectativa de um comprometimento do jovem na definição de um futuro a seguir.

Intencionalmente ou não, o marco normativo federal que dá lastro à implementação de projetos de vida individualizados no currículo do ensino médio não adentra, com profundidade, no que os significantes “projeto”, “vida” e “projeto de vida” tentam representar. Tal ausência de uma definição maior por parte da legislação não é necessariamente prejudicial do ponto de vista político, podendo ser vista como abertura às múltiplas possibilidades de interpretação. Defendemos, contudo, que a tentativa de fixação de certa leitura dos textos normativos, particularmente no que concerne aos projetos de vida, permanece sendo realizada por meio dos referenciais curriculares nos entes federados e por meio da literatura acadêmica sobre o tema, muitas vezes cedendo espaço a orientações que freiam as possibilidades de diferir. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Édison Flávio Fernandes, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) na linha Currículo: Sujeitos, Conhecimento e Cultura.

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Procientista na mesma instituição. Integra o Programa Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2009 e é bolsista de produtividade do CNPq desde 1998 (atualmente PQ1A).

Publicado
08-05-2024