loteria federal da caixa⚾Pesquisa do caos de vendas de produtos para saúde ao vivo: a ancora exagera o consumidor de eficiência do poço

2024-11-26 19:13:35丨【loteria federal da caixa】
Foto do arquivo: fornecida por 【loteria federal da caixa】
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O repórter investigou o caos de produtos de saúde em salas de transmissão ao vivo

A âncora exagera o tratamento dos produtos de saúde e o efeito do tratamento dos consumidores

● A eficácia do exagero e da divindade faz com que o público acredite erroneamente que a transmissão ao vivo de produtos para a saúde não é um pequeno número.Alguns compradores ouviram a âncora para promover.

● Quando a âncora obtém as qualificações correspondentes, ao introduzir produtos de saúde, as informações dos produtos de saúde devem ser realizadas e introduzidas com precisão. ou outros alimentos saudáveis.Além disso, deve -se solicitar que os alimentos saudáveis ​​não possam substituir o tratamento medicamentoso

● Para os comerciantes que vendem produtos de saúde, a plataforma deve revisar estritamente se eles têm as qualificações correspondentes. exposto publicamente e está incluído em registros de integridade pessoal de acordo com a lei para fortalecer a punição conjunta da desonestidade

□ Nosso repórter Han Dandong

□ Este estagiário de jornal Guan Chuyu

"É embaraçoso por causa do odor da boca quando você tem o cheiro da boca. Agora há um produto quente 'Qing You Guardian' Candy, que é comprimido por plantas puras e medicamentos chineses. Baço e estômago ..." A A plataforma de transmissão ao vivo, uma âncora, foi introduzida com entusiasmo o produto e enfatizou especificamente a "função de condicionamento do estômago e estômago" do produto.

Alguns espectadores perguntaram: "Posso limpar o Pylori?" loteria federal da caixa

Detalhes do produto Introdução, o produto compra 3 Get 2, um total de 88 yuan;A página também apresenta os ingredientes e efeitos do produto em detalhes, especialmente o que é H. pylori, e enfatiza que "o mau prognóstico da doença é o câncer gástrico".

O repórter do "Estado de Direito Daily" assistiu recentemente a várias transmissões ao vivo e descobriu que a eficácia de produtos comuns exagerados e demente fazerem o público acreditar por engano que a transmissão ao vivo de produtos de saúde não era um número pequeno, e algumas âncoras diretamente diretamente trouxe mercadorias alimentos saudáveis, como comprimidos compostos de vitamina, cápsulas de óleo de peixe e cápsulas de óleo de peixe.

De acordo com os regulamentos relevantes, medicina chinesa, medicina, equipamentos médicos, pesticidas, medicamentos veterinários, alimentos saudáveis, alimentos especiais de fórmula de uso médico e outras leis e regulamentos administrativos devem ser publicados com antecedência.

Por que os produtos de saúde se tornam populares na transmissão ao vivo?Qual é a violação da eficácia do produto?Como regular esse fenômeno?Com essas perguntas, o repórter entrevistou.

Exagerar a eficácia da comida comum

Comprador de decepção audiovisual confuso

"Somos vitaminas extraídas de frutas e vegetais compostos. São vitaminas de gravação de alimentos sem efeitos colaterais. Se você gosta de se livrar do cabelo, fique oleoso com cabelos, geralmente pele em suas mãos e sono ruim, etc., Você pode levar isso diretamente.

Recentemente, a Sra. OU, de Shantou City, na província de Guangdong, viu que a âncora estava trabalhando duro para vender uma marca "Mesa de mastigação de vitamina B Blood Orange".Combinando sua perda de cabelo, a Sra. Ou comprou 3 garrafas sem hesitar.

Depois de receber as mercadorias, ela começou a tomá -la de acordo com as instruções, mas começou a dor no estômago menos de 10 minutos depois de comer."No começo, pensei que eu tinha comido a coisa errada. Mais tarde, confirmei repetidamente que era um problema dessa vitamina várias vezes". As pessoas comentaram que ela havia comido a si mesmo. "Blood Orange Composite B Vitamin Chew Tablet" vendido pela loja, como o estômago, como a dor no estômago, a falta de ar, as alergias, etc.

O repórter procurou "produtos de saúde" na plataforma de transmissão ao vivo.Além disso, os preços dos produtos são muito mais baratos que os produtos vendidos em farmácias regulares.

Tomando o "Lutein Blutein Pressing Tablets Candy" da marca "como exemplo, a âncora disse que" ela pode ser usada com muito olho, e dois comprimidos podem ser complementados por duas peças de luteína todos os dias ", 4 garrafas de 144g custam apenas 69 Yuan;

O repórter percebeu que, exceto os produtos mencionados acima, outros produtos vendidos pela marca, como comprimidos de mastigação de vitamina C, comprimidos de mastigação de vitamina C, comprimidos de mastigação de nicotinamida e outros produtos.No entanto, ao introduzir esses produtos, a âncora disse que tem as funções de diluir marcas de acne, remoção de rugas, suplementar o colágeno, reduzir a perda de cabelo e melhorar a resistência.

O repórter perguntou na área de comentários, por que esses produtos tiveram tantos efeitos, mas não há logotipo "Blue Hat"?A outra parte respondeu que esses produtos não eram produtos de saúde, mas apenas vitaminas de gravação de alimentos ou suplementos nutricionais.

Entende -se que a embalagem ou o rótulo de alimentos saudáveis ​​deve ser identificada como um logotipo "Blue Hat".Abaixo do "Chapéu Azul", inclui "Número de aprovação", como "Alimentos nacionais Jianzi G × -x / x -x ×" e assim por diante.E a embalagem de alimentos saudáveis ​​deve indicar o nome, conteúdo líquido e conteúdo sólido, ingredientes, ingredientes eficazes, efeitos à saúde, grupos adequados, métodos de consumo, rótulos de data (data de produção e vida útil), método de armazenamento, padrões de execução, nome da empresa de produção de alimentos saudáveis Nomes e endereço e número de permissão de higiene.

Os alimentos saudáveis ​​são diferentes dos padrões de comida em geral.O repórter descobriu que o "Candy de comprimidos de prensa de luteína de mirtilo da marca inclui apenas o número da licença de produção de alimentos, e o número padrão de execução é" SB/TI0347 ".É verificado pelos repórteres que esse é o padrão para a execução de doces, e esse padrão também é aplicável a doces comuns vendidos nos supermercados.

Durante a entrevista, o repórter descobriu que ainda existem muitos produtos semelhantes a este produto que disfarçaram alimentos comuns em produtos de saúde na sala de transmissão ao vivo, como "protocolioscópicos de ninho de pássaros Ejiao," Candy "," bebida de colágeno "," cápsulas probióticas ", "Enzimas", "enzimas", "enzimas" "Black Wolfberry Original Pulp" e assim por diante.

Os iciers geralmente usam expressões como "desintoxicação e beleza", "impedindo a alopecia areata", "condicionando gastrointestinal", "melhorando a imunidade", "mantendo a visão saudável", "aliviando o envelhecimento da pele", "colágeno rico", "acelerando o metabolismo" e Outras expressões para permitir que os erros dos consumidores pensem erroneamente que esses alimentos comuns têm efeitos distintos à saúde.

Se a âncora exagera a eficácia dos alimentos comuns, é suspeito de compra ilegal para os consumidores pensarem que são produtos de saúde? loteria federal da caixa

O repórter entrevistou Chen Yinjiang, vice -secretário geral da Associação de Pesquisa em Direito da Lei de Proteção ao Consumidor da Sociedade de Direito Chinês.Chen Yinjiang afirmou sem rodeios que a âncora era suspeita de violar várias leis.

"Se as âncoras exageram a eficácia dos alimentos comuns e fazem com que os consumidores pensem erroneamente que são produtos de saúde. Essa situação é suspeita de falsa propaganda e violação do direito de conhecer e escolher". e período de validade das mercadorias ou serviços relevantes.

Vendendo alimentos saudáveis

A impressão tem o efeito do tratamento

Também existem muitas âncoras que vendem produtos de saúde na sala de transmissão ao vivo, suspeita de exagerar intencionalmente o efeito. loteria federal da caixa

Em uma plataforma de transmissão ao vivo, uma âncora anunciou ao vender a Angelica Astragalus e os produtos de saúde da pele de ferro: "Este produto de saúde pode nutrir Qi e sangue. Você pode comê -lo, você pode obter uma melhoria significativa após dois meses".

O repórter percebeu que a âncora que vende esses produtos de saúde geralmente descreve a situação específica ao introduzir o objetivo, como mãos e pés frios, sono fraco, amor de penteado, pele pálida, confuso, fadiga e fraqueza, e claramente indica que está claramente declarado que, se ocorrer os sintomas acima, poderá ser significativamente melhorado após o consumo de tais produtos de saúde, o que implica o efeito do tratamento dos produtos de saúde.No entanto, na página Detalhes do produto, as funções de saúde de tais produtos de saúde são apenas para melhorar a anemia da deficiência de ferro.

Em outra plataforma de transmissão ao vivo, uma âncora está vendendo um produto de saúde chamado "cápsula × x huangpu poria".Este produto de saúde possui não apenas o logotipo do "Blue Hat", mas também o número nacional de lote de palavras de comida e saúde.

"Se houver um revestimento de língua amarela, inchaço, diarréia de constipação, dor no estômago, refluxo ácido, náusea e vômito, você pode levar diretamente um garrafas para levar para casa".Muitas pessoas deixaram uma mensagem na transmissão ao vivo da sala de transmissão ao vivo, "O tratamento da flatulência é realmente útil" "Eu sou um pequeno dano da mucosa gástrica, e parece particularmente bom depois de usar um ciclo". "E assim por diante.

O repórter viu na página Detalhes do produto que a função deste produto de saúde é ajudar a proteger a mucosa gástrica.No entanto, a âncora disse na sala de transmissão ao vivo que o produto da saúde pode tratar problemas estomacais.Por esse motivo, alguns consumidores pensam que compram medicamentos para doenças gástricas.

O Sr. Zhang, da Tianjin, comprou este produto nesta sala de transmissão ao vivo.A princípio, quando ele ouviu a introdução da âncora da eficácia do produto, ele descobriu que era muito adequado para seus próprios sintomas.Depois de receber as mercadorias, ele descobriu que comprou apenas produtos de saúde.

O repórter viu na área de comentários de commodity que não havia muitas pessoas que tiveram experiências semelhantes com o Sr. Zhang. . ", Persista em tomá -lo, aguarde a melhoria".

Além do exagero de produtos de saúde pela âncora, também foram enfatizados algum pó de medicina chinês tradicional na sala de transmissão ao vivo.

Em uma sala de transmissão ao vivo, uma âncora está promovendo um "Ganoderma Spore Powder", que introduz "Este produto é o Changbai Mountain Chi Ganoderma+Taxa de quebra de parede 98%em pó de esporos, que é muito aprimorado. Deus está bem, dando aos pais, avós, e assim por diante.

Em relação ao fenômeno da eficácia terapêutica das âncoras para propagar produtos de saúde, Du Leqi, diretor da Sociedade de Pesquisa em Direito Econômico da Jiangsu Law Society e professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Jiangsu, acredita que ele é suspeito de violar a lei de segurança alimentar e lei de publicidade.

"A lei de segurança alimentar estipula que o conteúdo dos anúncios de alimentos naturais deve ser verdadeiro e legal, não deve conter conteúdo falso, não envolver as funções de prevenção e tratamento de doenças e devem ser declaradas que" este produto não pode substituir o medicamento "; Estipula também que, exceto por médicos, medicamentos e equipamentos médicos fora do anúncio, quaisquer outros anúncios são proibidos da função de tratamento da doença, e não é permitido usar termos médicos ou o termo confuso entre as vendas de mercadorias e medicamentos e equipamentos médicos.

Aumentar a intensidade da revisão de qualificação

Fortalecer o disciplinar conjunto disciplinar

Que responsabilidades devem ser assumidas se a âncora exagerou a eficácia dos alimentos comuns ou alegando que os produtos de saúde podem tratar doenças?

Zhao Lijie, advogado de Pequim Yinghe, disse que, de acordo com a lei de publicidade, se a âncora tiver o comportamento impróprio acima ao vender produtos de saúde, a empresa onde âncoras ou âncoras estão localizadas à medida que os operadores de publicidade enfrentarão a supervisão de mercado e a gestão O departamento confiscou os custos de publicidade ao vivo e também será confuso. vezes as multas dos custos de publicidade não podem ser calculadas ou significativamente baixas.

Du Leqi acrescentou que, se a âncora tiver o comportamento inadequado acima, ele também poderá envolver o risco de responsabilidade civil de infringir os direitos e interesses legítimos do consumidor.De acordo com leis e regulamentos como a Lei de Proteção aos Direitos do Consumidor, se os comerciantes enganarem e enganarem os consumidores, os produtos ou serviços fornecidos pelo prestado pelo serviço são inconsistentes com o contrato de compras on -line ao vivo e infringem os direitos e interesses legítimos dos consumidores, Eles devem suportar o reparo, re -trabalho, substituição, devolução de mercadorias, devolução, perdas de compensação e outra responsabilidade por quebra de contrato.Se a âncora promete produtos ou serviços durante a transmissão ao vivo, ele também deve assumir a responsabilidade conjunta com o comerciante com o comerciante dentro do escopo do compromisso.

"A âncora deve verificação preliminar das informações do produto para evitar falsas publicidade e evitar a recomendação de produtos especiais o máximo possível. Você pode confiar advogados profissionais para revisar, melhorar o contrato de cooperação com a marca e pagar impostos de acordo com a lei. Na lei. O anúncio, as recomendações do porta -voz e as provas de bens e serviços devem ser baseados nos fatos, que atendem aos requisitos dessa lei e leis relevantes e regulamentos administrativos. Propaganda falsa.

Chen Jiangyin também lembrou que, quando a âncora que obtém as qualificações correspondentes, ao divulgar e introduzir produtos de saúde, ele deve introduzir as informações relevantes dos produtos de saúde em um real e com precisão. .Além disso, os alimentos saudáveis ​​não devem ser substituídos por tratamento medicamentoso.

O repórter descobriu que, nos últimos anos, a conscientização das pessoas sobre a saúde continuou aumentando e mais e mais pessoas começaram a favorecer produtos de saúde.Então, o que os consumidores devem prestar atenção ao comprar produtos de saúde?

Zhao Lijie sugeriu: Antes de tudo, ao comprar produtos de saúde, os consumidores devem colocar sua mentalidade e claramente perceber que os produtos de saúde são alimentos, não os medicamentos. Hat "Logotipo e número de registro/número de arquivamento de alimentos saudáveis ​​na embalagem do produto, de acordo com a função de saúde dos alimentos saudáveis, Adequado para opções científicas da informação, como pessoas, pessoas inadequadas, etc., não acreditam cegamente na recomendação e introdução da equipe de vendas âncora ou offline; Operação de alimentos licenciamento e solicitação de faturas ou credenciais de vendas.

Em resposta às vendas caóticas de produtos de saúde que aparecem nas transmissões ao vivo, Chen Jiangyin acredita que os consumidores de produtos para saúde estão relacionados à saúde e segurança dos consumidores, o que deve atrair atenção suficiente de todas as partes.

"Para os comerciantes que vendem produtos de saúde, a plataforma deve revisar estritamente se eles têm as qualificações correspondentes, como revisar se o comerciante possui uma licença de negócios de alimentos ou uma licença comercial de dispositivos médicos e outras qualificações; aumentar a supervisão diária. É necessário tomar medidas como a suspensão da transmissão no tempo e o relatório às autoridades regulatórias relevantes. Questões como publicidade e publicidade falsa de exagero.

Zhao Lijie acredita que o caos dos produtos de saúde de transmissão e carga ao vivo serão criados para criar ainda mais um bom ambiente de transmissão ao vivo Pesquisa e triagem, não confie na introdução e promoção da plataforma e da âncora e não faça cegamente um pedido.

Comic/Li Xiaojun

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