Zhang Mingyu
Nos últimos anos, a nostalgia da universidade durante a República da China formou uma onda. Durante a República da China.
Na história da admissão "Break" da Universidade da República da China, seja Qian Zhongshu, Wu Yan ou Qian Weichang e Wen Yiduo, a história dos estudiosos de Tsinghua se espalhou amplamente. jogo de bicicleta manobras
No entanto, esses mestres acadêmicos não "quebraram" quando foram aceitos por Tsinghua.
A maior parte da impressão de "intervalo" e tão gotada foi causada por não saber o suficiente sobre a situação do ensino superior na época e projetou o atual sistema educacional na era histórica.
um
Qian Zhongshu foi amplamente aceito pelo presidente da Tsinghua, Luo Jialun.
Qian Zhongshu foi aceito por Tsinghua como um primeiro calouro do ano em 1929. A declaração circulando foi que, no teste de admissão daquele ano, a matemática de Qian Zhongshu marcou apenas 15 pontos.
E as próprias memórias de Qian Zhongshu são: "Não consigo fazer um teste matemático, mas chinês e inglês estão bem. Na época, o diretor Luo Jialun também me ligou para conversar com o quarto do diretor. Luo Jialun se abaixou e se curvou".
Esta afirmação pode ser capaz de permanecer?
Primeiro de tudo, Qian Zhongshu não mencionou quanto de sua matemática em suas memórias.
Também podemos investigar mais como a Tsinghua se matriculou em 1929 e quais são seus padrões de admissão.
Quanto às qualificações para solicitar o exame, os regulamentos da National Tsinghua University aprovaram em 1928 estipularam que "as qualificações para estudantes de graduação da Universidade Nacional de Tsinghua devem se formar em escolas de ensino médio ou mesmas escolas, e elas são elegíveis para se inscrever para o exame "Tsinghua Inscrição As disposições desta questão devem ser mais detalhadas:" Os candidatos devem ter uma das qualificações à esquerda: uma escola pública de ensino médio ou uma escola secundária privada se formou na Universidade Pública ou na Universidade Privada do Nacional Universidade ou o caso do caso;
Em 1929, os padrões de admissão da primeira série para a primeira série da Universidade de Tsinghua foram os seguintes: a pontuação média total está acima de 40 ou mais, e a média de três bolsas de estudos em inglês, em inglês e calculador (que é , matemática (ou seja, a mesma abaixo).
Alguns dos sujeitos têm o limite mínimo: "Os requisitos de idioma chinês não são inferiores a 45 pontos, os requisitos em inglês não são inferiores a 45 pontos e menos de 5 pontos podem ser calculados".
Portanto, se a pontuação de matemática de Qian Zhongshu é de 15 pontos, e os dois assuntos de chinês e inglês são muito excelentes, está obviamente alinhado com os padrões de admissão de Tsinghua para a nova vida, não um "intervalo".
De acordo com as memórias de outros, as realizações de Qian Zhongshu não apenas precisam estar "quebradas", mas também ocupa o número de 57º lugar entre os 174 meninos admitidos oficialmente em Tsinghua.
Naquela época, o número de estudantes de Tsinghua era muito pequeno, o relacionamento entre professores e alunos era harmonioso, e os professores guiaram os estudantes sozinhos, e até jantar juntos era muito comum. Não poderia ser usado como evidência de "quebrar" a admissão.
Ji Xianlin entrou em Tsinghua um ano depois de Qian Zhongshu.De acordo com suas memórias, em 1930, ele solicitou as duas famosas universidades da Universidade de Pequim e a Universidade de Tsinghua ao mesmo tempo, e ambas foram admitidas.Diz -se que Ji Xianlin tem menos de 10 pontos em matemática em Tsinghua (outra declaração é de 4 pontos).
Mesmo assim, suas notas ainda atendem aos padrões de admissão de Tsinghua.Em 1930, os critérios de admissão da Universidade de Tsinghua foram: a pontuação média total de 45 ou mais, e a média de três andares de bolsas de estudos chinesa, inglês e calculista foi de 49 ou mais.
Comparado com 1929, não houve pontuação mínima nos padrões de inscrição de Tsinghua em 1930 e requer apenas a pontuação média.
De fato, os testes do ano não foram apenas três assuntos: língua chinesa, inglês e cálculos, bem como assuntos selecionados, como biologia, geografia histórica mundial.
Portanto, mesmo que os graus de matemática sejam muito baixos, é inteiramente possível que um candidato atinja uma média de 45 ou mais em um total de 8 indivíduos com testes.
Além disso, o próprio Ji Xianlin nunca mencionou que foi admitido em Tsinghua como "injusto".
A situação de Qian Weichang é mais complicada e os rumores também são diversos.O ditado mais comum é que, quando ele foi admitido em Tsinghua em 1931, ele levou apenas 5 pontos na física.O teste chinês intitulou o ensaio "O Jardim Tsinghua do Jardim Tsinghua", e o teste histórico intitulado O nome da Vinte e Quarta História.
De acordo com as próprias memórias de Qian Weichang, sua "Matemática e Fundação Inglês é muito ruim, e ele inventou muito na Suzhou High School, mas é melhor aprendê -lo minuciosamente e passo a passo.
No exame de admissão da faculdade, apenas a literatura e a história foram aprovadas e matemática e inglês não têm certeza para entrar na universidade e atravessar o primeiro nível.
Qian Weichang lembrou: "Fui admitido na Universidade de Tsinghua em 1931. No exame de admissão, por causa do teste de história e idioma chinês, embora a matemática e as pontuações físicas fossem ruins, eles ainda foram admitidos porque estavam entre os melhores".
Qian Weichang não mencionou que ele estava "quebrado" por Tsinghua.
Além disso, em 1931, o exame de inscrição de calouros em Tsinghua na verdade não tinha a porta histórica, apenas a geografia histórica do país e a geografia histórica do mundo da geografia histórica do país e do teste de seleção.
Obviamente, seja um sujeito obrigatório ou um sujeito de teste, os testes históricos e geográficos são testados juntos, e não há assuntos históricos separados. jogo de bicicleta manobras
Além disso, nos assuntos da geografia histórica chinesa, o tópico da 24 History é apenas parte de muitas questões de teste.
Qian Weichang não obteve uma pontuação completa neste exame, mas nos documentos de teste, o autor, o número de volumes e a pessoa escassa nos documentos de teste têm uma pontuação completa.
Além disso, o título de teste do idioma chinês era composição naquele ano, e o título foi "este julgamento", "pesca", "juventude", "a responsabilidade dos estudantes universitários", e as palavras vernaculares estavam disponíveis, não os rumores "Parade Tsinghua Garden".
Em resumo, pode -se observar que a lenda da admissão de "Break" de Qian Weichang não é verdadeira.
Outra história amplamente espalhada é sobre Wu Yan.
Ele levou o Tsinghua Time Mathematics e testou zero pontos, e foi "quebrado" pela Universidade de Tsinghua por causa de suas excelentes pontuações.
O fato é que a matemática de Wu Yan não é realmente boa.
No entanto, quando ele foi admitido pela Universidade de Tsinghua, ele fez o segundo exame de transferência do ano do Departamento de História, não um primeiro teste de admissão de estudantes de primeiro ano.
Em 1931, o Departamento de História de Tsinghua de História de Tsinghua registrou os sujeitos do teste para a segunda série: "Primeiro, a festa, a segunda, a língua chinesa, o terceiro, o inglês, a história da China, a história dos cinco, o ocidental História Geral, Física Geral da Universidade, Universidade, Universidade, Universidade, Universidade, Universidade, Química Ordinária da Universidade, Biologia Ordinária da Universidade e Teoria da Teoria. natural
Além do exposto, também há lendas que Yiyu Duoduo também foi admitido na Universidade de Tsinghua por causa da excelente composição.De fato, esse incidente ocorreu no teste preliminar de Tsinghua na província de Hubei.
No ano, a província de Hubei foi realizada em Wuchang.
Este tópico está relacionado ao nome de Wen Yiduo.
Com certeza, essa composição excepcional o fez ficar no primeiro lugar e se qualificou para o reexame de Pequim.Durante o reexame, ele foi oficialmente admitido com o segundo lugar em Hubei."
Portanto, Wen Yiduo foi "quebrado" pela escola de Tsinghua por causa de uma composição e, finalmente, decidiu que ele poderia ser aceito pelo teste de Tsinghua em Pequim.
Naquela época, a seleção de estudantes na preparação da Universidade de Tsinghua dos Estados Unidos foi recomendada pela primeira vez pelas províncias, e as províncias internas eram frequentemente devido à falta de experiência e diferentes processos de seleção, e uma rigorosa normas institucionais ainda não o fizeram foi formado.
Afinal, a província de Hubei de Wen Yiduo também realizou um exame especial para esse assunto, enquanto algumas províncias fizeram apenas testes orais.
dois
Durante o período de transição da tradição para a transformação moderna durante a República da China.
Desde os tempos modernos, o sistema de exame imperial tradicional não conseguiu atender às necessidades de cultivo e seleção dos talentos, e novas escolas e universidades foram estabelecidas.
No entanto, a transformação da educação moderna precisa de um longo processo gradual, porque os livros de inglês eram usados principalmente em cursos universitários na época, e muitas disciplinas de ciências e engenharia também tinham requisitos mais altos para os níveis matemáticos dos alunos. Inglês e matemática.
No entanto, os recursos educacionais da República da China não eram apenas muito escassos, mas também a distribuição entre áreas urbanas e rurais e geográficas foi extremamente desigual. jogo de bicicleta manobras
Naquela época, a famosa escola de um estudante em uma cidade grande geralmente custa 200 ~ 300 yuan, e a renda mensal de um trabalhador comum era de apenas 10 yuans.
Se você nasceu no campo ou em pequenas cidades, geralmente precisa ter relações sociais como família, clã e amigos, para que os alunos tenham a oportunidade de estudar em escolas de ensino médio nas grandes cidades. jogo de bicicleta manobras
Durante a República da China, a educação privada não se retirou completamente do estágio da história.
Os dois fatores são combinados. ou matemática é extremamente ruim.
Em essência, essa situação foi causada pelo nível imaturo e desigual de educação na China naquele momento, o que significa que o sistema educacional precisa ser continuamente inovado no processo de desenvolvimento.
(O autor é professor no Instituto de Pesquisa de História e Cultura da Educação de Educação e Escola de Educação da Universidade Normal de Pequim)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com