Como compensar a lacuna entre a disciplina básica?
China Youth Daily · China Youth.com Repórter Ye Yuting Fan Weichen Estagiário Zhang Hanqiong Fonte: China Youth Daily (12 de abril de 2021, 05 versão)
Independentemente de serem as duas sessões nacionais este ano, ou o "Décimo Quarto Cinco e Cinco anos -planejamento do desenvolvimento econômico e social nacional da República Popular da China e o esboço do alvo metropolitano metropolitano de 2035" anunciou recentemente o treinamento do básico As disciplinas sempre foram uma questão acalorada no campo da educação.
Meu país, que entra na trilha de desenvolvimento de alta qualidade, tem uma demanda maior por talentos de disciplina básica. Escolha de muitos alunos para escolherPortanto, a escassez de talentos em meu país se tornou um fato indiscutível.
O "buraco negro" da disciplina básica foi produzido, então como essa lacuna se forma?Muitos especialistas e estudiosos de escolas de ensino médio e universidades têm suas próprias palavras.Alguns especialistas do ensino médio acreditam que algumas universidades desistiram de suas devidas orientações e responsabilidades para as pontuações de admissão de boa aparência;Também há opiniões de que o treinamento dos talentos principais não é apenas uma questão de universidade, mas também para aumentar o treinamento precoce da descoberta nas escolas primárias e secundárias.
É suficiente cultivar universidades?
"Não há talentos suficientes nas disciplinas básicas, mas não fortes o suficiente"
Desde o seu lançamento em 2009, o plano de treinamento para os principais alunos das disciplinas básicas passou por mais de 10 anos.No início deste ano, o Ministério da Educação anunciou a lista do segundo lote de disciplinas básicas.
A pessoa responsável pelo Departamento de Ensino Superior do Ministério da Educação declarou que levou cerca de 10 anos para treinar dezenas de milhares de disciplinas básicas.Além disso, é necessário cultivar os principais talentos que podem explorar e liderar a "área não tripulada", inovar o modelo de treinamento dos principais alunos com disciplinas básicas e formar um plano chinês para o cultivo dos principais talentos.
"Acho que o maior problema que as disciplinas básicas estão enfrentando não são suficientes, mas não fortes o suficiente". .
"Por um lado, através do cultivo de talentos da disciplina básica, promovendo as capacidades originais de inovação do meu país e alcançando mais avanços tecnológicos de 0 a 1. Por outro lado, através do cultivo de talentos de disciplina básica, mais adaptabilidade e forte capacidade de resposta são fortes Os talentos surgiram.
Por que você diz que os alunos da disciplina básica têm uma forte capacidade de responder?Li Xiaoming disse: "Os estudantes que estudaram disciplinas básicas têm uma base sólida e, de fato, têm efeitos de longo prazo no emprego e pesquisa. Por exemplo, habilidade muito inovadora".
Para estudantes universitários, qual é a experiência de aprender disciplinas básicas?
Liu Yu (pseudônimo), que estudava em uma faculdade júnior em uma universidade de 985 na região central, foi transferida da Escola de Poder e Máquinas para um major de matemática."Quando costumava estudar alto, costumava ouvir o professor dizer que isso não precisa provar que você não está aprendendo matemática. Então você está curioso e aprendeu os cursos de análise de matemática e gradualmente percebeu a matemática" "" "" "
"Um semestre depois de me voltar para o pátio, percebi que não podia me tornar Gauss e Riemann. Afinal, a matemática é o campo do gênio. Atualmente, aprendi a ler o complexo processo de raciocínio e melhorar a capacidade de examinar os problemas. "A capacidade de desistir do problema", disse Liu Yu. edilson loteria
Além disso, Li Xiaoming acredita que muitos estudantes e pais ainda têm mal -entendidos conceituais sobre disciplinas básicas.
"Parece que quando falamos sobre disciplinas básicas, podemos aprender bem. Se não aprendemos bem, não seguimos esse caminho. No final, não é. De fato, este não é o Case.
Zhao Li, que estuda a língua e a literatura chinesa em uma certa universidade 985, disse que, após dois anos de estudo, o curso estudado no idioma abriu uma nova porta para ela.
"Gosto de analisar os hábitos de nossa conversa usual com o conhecimento lingüístico, e até a ascensão e queda de algumas palavras do termo de rede. Pode ser resumido por uma variedade de regras. Isso é muito incrível. As coisas de análise às vezes até desenvolvem um novo Disciplina.
Então, como as universidades podem criar um ambiente adequado para o crescimento de talentos nas disciplinas básicas?
Zhu Bangfen, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências, é o professor -chefe do "Plano Escolar" da Universidade de Tsinghua.Ao longo dos anos, a aula da escola se comprometia com o cultivo de melhores talentos inovadores.
Para como criar um bom ambiente de talento para excelentes estudantes, Zhu Bangfen acredita: "Antes de tudo, devemos escolher boas mudas e, em segundo lugar, devemos criar um bom ambiente para eles, para que eles possam prosperar com eles ecléticos. Haverá um grupo de cientistas destacados se destacando.
Zhu Bangfen disse que não gostava de usar "cultivo" e gosta de usar o termo "cultivo"."Cultivar mais cultivo, o papel dos professores é relativamente enfraquecido e enfatiza a autonomia dos estudantes. Uma das idéias básicas formadas pelo Departamento de Física e Física da Física e Física de Tsinghua é que talentos excelentes não são ensinados na sala de aula, mas Para criar a criação, um bom ambiente permite que crianças talentosas aprendam e estudem nesse ambiente, o que é mais fácil de "sair".
Além disso, o treinamento de disciplinas básicas é inseparável de excelentes professores.
"Por que estamos tão ansiosos com a qualidade do treinamento de talentos agora, porque a construção da qualidade dos professores em nosso país não acompanhou o desenvolvimento do ensino superior". Pesquisa e ensino científicos, há menos professores envolvidos em disciplinas básicas e talentos destacados que podem ser cultivados são naturalmente afetados.
O ensino médio é muito utilitário?
"Este pote não deve apenas deixar o ensino médio de volta!"
Seja "cultivo" ou "cultivo", as universidades sempre precisam ter talentos adequados para o treinamento.Então, de onde deve vir esse talento adequado?
Não há necessidade de entrar no exame de admissão da faculdade, recrutar matrículas globais e matrículas na terceira série ... há pouco tempo, o "Plano de Treinamento de Talentes da Ciência Matemática de Qiu Chengtong", lançado pela Universidade Tsinghua, atraiu muita atenção.
Muitas pessoas perguntarão por que começam a treinar de alunos do ensino médio?
Qiu Chengtong disse em uma entrevista à mídia: "Por que as crianças? Porque ele não tem conceitos preconcebidos e mo shoucheng. Descobri que muitos estudantes universitários ou estudantes de pós -graduação, cheios de cérebros para seguir os outros, olham para: Com medo de fazer amigos não no papel, o assunto não é o tópico e o karma não está concluído.
Qiu Chengtong disse que a meta de matrícula para a terceira série é uma "disciplina precoce", além da matemática em comparação com outras disciplinas, e esse tipo de "escrupação" também é a qualidade do aluno que ele valorizou mais.
O conhecido matemático internacional mudou a atenção dos talentos da disciplina básica para as escolas de ensino médio, e muitos diretores das escolas de ensino médio também concordaram com essa visão.
"O estímulo da conscientização precoce dos alunos, a iluminação do interesse da aprendizagem e a orientação das aspirações de pesquisa são a missão das escolas de educação básica, mas também as responsabilidades e as obrigações". Melhore ainda mais o mecanismo efetivo de penetrar no treinamento.
Nos últimos anos, o país atribuiu grande importância ao cultivo de talentos inovadores de topo. e escolas de ensino médio para explorar em conjunto o modelo eficaz e o mecanismo de trabalho do cultivo de talentos talentosos.
No entanto, também existem muitos presidentes do ensino médio que as escolas de ensino médio assumem a forte responsabilidade de cultivar talentos de disciplina básica, mas essa responsabilidade nunca deve ser suportada apenas pelo ensino médio, especialmente no aspecto da seleção de talentos. edilson loteria
"O ponto de partida para a reforma do exame de admissão da faculdade é bom. De acordo com as necessidades profissionais, faculdades e universidades apresentam requisitos para os assuntos dos candidatos ao exame de admissão da faculdade. Ao mesmo tempo, escolha você mesmo, escolha os assuntos do exame de admissão da faculdade, Em vez de dividir as pessoas em duas pilhas como antes: artes liberais e ciências.
No entanto, nos últimos anos, o fenômeno das disciplinas básicas, como os estudantes que abandonam a física. emitir ao selecionar talentos.
Um diretor do ensino médio apresentou a um repórter do China Youth Daily · zhongqing.com durante a entrevista que, em uma reunião de inscrição, ele disse uma vez ao diretor da inscrição na universidade: "Há menos pessoas estudando os assuntos básicos e você não pode De fato, atingem os conselhos no ensino médio, faculdades e universidades também são utilitárias.
De acordo com alguns diretores do ensino médio, de fato, de acordo com as políticas atuais da reforma do exame de entrada da faculdade, quando faculdades e universidades apresentam requisitos de sujeitos para cada curso, eles caem um requisito de dois e três assuntos, mas as universidades podem ter medo que os requisitos excessivos dos sujeitos afetarão as pontuações de admissão sem requisitos para a pontuação de admissão sem requisitos.
"De acordo com esse método, muitos talentos com aparições profissionais pouco claras podem ser criadas". Exige que as combinações de assuntos selecionadas por estudantes com muito probabilidade de estudar medicina sejam física+geografia+política."Isso pode funcionar?" Tang Jiangpeng disse.
Há um fenômeno de "Tian Ji Horse Race" na seleção do ensino médio
Embora muitos presidentes do ensino médio acreditem que a escassez de talentos de disciplina básica é causada por escolas e universidades do ensino médio, o repórter realmente descobriu nas entrevistas nos últimos anos que alguns estudantes do ensino médio escolhem ou os pais dos professores para aconselhar os alunos a escolher os interesses e vantagens, mas como evitar o encontro com "jogadores fortes" como a tarefa principal.A seleção de sujeitos se tornou um grande projeto, que é completamente um "trabalho técnico".
De acordo com o GAO Chen, de fato, da perspectiva do nível de política, a reforma do exame de admissão da faculdade oferece aos alunos mais opções, para que os alunos com disciplinas possam escolher seus assuntos favoritos, cursos e universidades e também criar mais oportunidades para os alunos Para entrar em uma prestigiada essência das escolas
No entanto, isso também permite que os alunos e os pais enfrentem mais desafios.
Quando essa consideração é colocada em muitos fatores "técnicos", começa a provar um pouco.Existem muitos "segredos" selecionados pelo assunto para ensinar os alunos a evitar a "colisão forte". '. "
"Orientação do ensino médio para a seleção dos alunos dos alunos não entendeu a essência da essência de nível profundo, mas simplesmente usando qual combinação pode obter pontuações altas, que combina pode evitar oponentes fortes. De fato, é uma especulação." Tang Jiangpeng disse que , "O que devo fazer se houver uma mudança em 3 anos após 3 anos?"
Felizmente, a reforma está constantemente ajustando a direção. edilson loteria
O GAO Chen apresentou que este ano, candidatos de 8 províncias, incluindo a ligação, inaugurarão o primeiro ano do modelo "3+1+2".Comparado com o modelo "3+3" da nova província de reforma de exames de entrada da faculdade, o modelo "3+1+2" usa físico ou história como um assunto obrigatório, e a pontuação original é incluída no exame de entrada da faculdade. Isso é em certa medida.A julgar pelos dados atuais, a proporção média de estudantes da física preferida em 8 províncias e cidades representou quase 60%, dos quais a província de ligação foi a maior, atingindo 85%.
Tang Jiangpeng introduziu que suas escolas fundiram 13 categorias principais de faculdades e universidades em 7 categorias principais na seleção de exames de entrada da faculdade em estudantes do ensino médio. Por exemplo, o campo médico exige que os alunos escolham física, química e criaturas. uma profissão.
O cultivo dos talentos da disciplina básica não é apenas uma questão de ensino médio ou uma universidade. Fortalecer ainda mais a introdução de talentos de alto nível em escolas de educação básica e, ao mesmo tempo, estabelece um mecanismo de treinamento conjunto para as universidades, institutos de pesquisa científica e escolas de educação básica para criar professores de alta qualidade. Esforce -se para promover a exploração ativa da maneira de educar as pessoas nas escolas de educação básica e criar um bom ecossistema educacional para a combinação de pessoas.
China Youth Daily · China Youth.com Repórter Ye Yuting Fan Weichen Intern Zhang Hanqiong Fonte: China Youth Daily
12 de abril de 2021 Edição 05
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com