Autor: Xiao Yisi
Cada empresa de automóveis anunciou o relatório financeiro ou a previsão de desempenho de 2022.Em 2022, sob a pressão de encolhimento, impacto no fornecimento e enfraquecimento, muitas empresas de carros dependem das vendas do novo mercado de veículos energéticos para explodir e travar uma bela batalha, mas algumas empresas de carros sofreram um enorme impacto.
Recentemente, o primeiro repórter financeiro contou os relatórios financeiros ou trailers de desempenho de três empresas de carros principais da China e dos Estados Unidos.No geral, 2022 é um ano de novos veículos energéticos.Qualquer empresa, que é mais poderosa no mercado de veículos de novo energia, pode obter bons retornos de desempenho.Entre eles, a Tesla é a empresa de automóveis mais lucrativa do mundo, e seu lucro líquido é quase a soma do lucro líquido das outras cinco outras empresas de carros (GM, Ford, Byd, Great Wall, Changan).
Comparado com as empresas de carros chineses e americanos, a escala de receita de empresas de carros chineses ainda é mais fraca que as empresas de carros americanos; é significativamente diferenciado.
O lucro autônomo de três lucros aumentou significativamente
Comparado com as três principais empresas de carros americanos, os três principais lucros líquidos independentes da China tiveram um bom desempenho no ano passado.Entre eles, a BYD, que abandonou completamente o veículo de combustível no ano passado, deve ter um lucro líquido de 16 bilhões a 17 bilhões de yuan em 2022, um aumento de 425,42%para 458,26%no ano. O lucro líquido de grandes motores de parede deve aumentar em 23,09%, para 8,279 bilhões de yuan. roleta diamante
Durante o motivo do crescimento do lucro líquido dado pelas três empresas de automóveis acima, elas são inseparáveis com a popularidade do mercado doméstico de veículos novos e energéticos.Byd disse no anúncio que o principal motivo do crescimento significativo do desempenho em 2022 foi se beneficiar do crescimento explosivo contínuo da nova indústria de veículos energéticos.
According to the data of the China Automobile Association, in 2022, the production and sales of new energy vehicles in my country completed 7.058 million and 6.887 million, respectively, an increase of 96.9%and 93.4%year -on -year, respectively, which foi maior que o nível geral global.Beneficiando -se do aumento do mercado geral, a competitividade das novas marcas de veículos energéticos do meu país aumentou significativamente.Em 2022, as vendas do mercado doméstico de novos carros de passageiros independentes de energia representaram 79,9%, um aumento de 5,4 pontos percentuais ano -em um ano.
Muitas marcas independentes comeram os dividendos da era da eletrificação.As vendas anuais de carros da BYD atingiram 1,868 milhão, um aumento de 152,46%no ano -no ano.As novas vendas de veículos energéticos da Changan Automobile excederam 270.000, um aumento de 150,06%ano -em ano.
Embora o desempenho do novo setor de energia do Great Wall Motor não tenha sido satisfatório em 2022, a lucratividade do Great Wall Motor Bicycle também aumentou com seu próprio poder de marca.Em 2022, o preço médio das grandes bicicletas de automóveis de parede foi de 128.700 yuan, um aumento de 20,8%no ano -vendas;Além disso, o crescimento do lucro líquido do Great Wall Motor do ano é causado principalmente pelo aumento da receita da taxa de câmbio.
As empresas de automóveis mencionadas acima também estão otimistas sobre suas vendas em 2023.Em 2023, a meta de desempenho do Great Wall Motor não era inferior a 1,6 milhão de veículos (quase 50%ano -em ano), e o lucro líquido não foi inferior a 6 bilhões de yuan (após o impacto da receita da taxa de câmbio, 27,5%ano -em vez -ano).A meta de vendas da Changan Automobile em 2023 foi de 2,8 milhões, um aumento de 19,3%no ano de ano.A BYD não anunciou a meta de 2023.
As empresas de carros americanos tradicionais ainda estão trabalhando duro para transformar roleta diamante
Em comparação com o novo mercado de veículos energéticos da China, embora o mercado de veículos novos dos EUA também tenha aumentado o ano passado -em 2022, a capacidade de mercado é significativamente menor que o mercado chinês.De acordo com as estatísticas da empresa de pesquisa de mercado Motor Intelligence, os fabricantes de automóveis venderam cerca de 807.200 veículos elétricos puros nos Estados Unidos em 2022, representando apenas 5,8%do total de vendas de carros.
Diferente do padrão "Super -Strong" do novo mercado de energia da China, o mercado dos EUA mostrou a tendência de "One Family".A empresa de pesquisa mencionada acima apontou que, embora as empresas de carros americanas tradicionais estejam lutando para recuperar o atraso, a Tesla ainda domina o mercado de veículos elétricos dos EUA com uma participação de mercado de 65%, o que é menor de 72%em 2021.A participação de mercado da Ford no segundo carro da Ford no segundo veículo elétrico é de quase 7,6%;
A receita operacional anual da Tesla em 2022 atingiu 81.462 bilhões de dólares americanos (cerca de RMB 552,3 bilhões), um aumento de 51,4%no ano de ano, e um lucro líquido foi de 12,583 bilhões de dólares (cerca de RMB 85,3 bilhões), um aumento de 50,58%do ano -NO -ano.2022 é o melhor ano da história de Tesla.
As duas "grandes fábricas" tradicionais carros universais e carros Ford nos Estados Unidos mostraram um estado de "crescente renda e não crescendo benefícios" em 2022.Entre eles, o lucro líquido da GM é de cerca de 9,9 bilhões de dólares americanos (cerca de 67,1 bilhões de yuan), uma queda no ano de ano de 0,8%; bilhão Yuan).
De acordo com a Ford Motors, no ano passado, as acentuadas perdas da empresa foram afetadas principalmente pela cadeia de suprimentos afetada adversamente e pela produção instável, o que levou a um aumento nos custos de fabricação de carros da empresa e a produção não atingiu as expectativas. roleta diamante
O preço das matérias -primas da bateria de energia aumentou o preço dos veículos elétricos americanos.Em junho do ano passado, John Lawler, diretor financeiro da Ford Motors, disse que, devido ao aumento dos custos de commodities, os lucros do "cavalo elétrico" da Ford foram apagados.
Para transformar a eletrificação, a GM anunciou seu investimento de US $ 35 bilhões em um novo campo, e a Ford Motors também anunciou planos de investir mais de US $ 50 bilhões de 2022 a 2026.Mas a Tesla não pretendia dar a esses gigantes tradicionais de carros demais para respirar, e assumiu a liderança ao estabelecer uma "guerra de preços" em 2023.Para enfrentar a Tesla, recentemente, a Ford Motor vendeu o "cavalo elétrico" na América do Norte por um preço máximo de 5580 dólares (equivalente a quase 38.000 yuan).A General Motors não "aceita" por enquanto, e atualmente não há plano de redução de preços.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com