Indicador de Nível Socioeconômico dos Inscritos no Enem

Concepção, Metodologia e Resultados

  • Gabriela Thamara de Freitas Barros Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Adriano Souza Senkevics Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Adolfo Samuel de Oliveira Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: desigualdade entre classes, estratificação social, indicadores socioeconômicos, Pierre Bourdieu, Teoria de Resposta ao Item

Resumo

Medidas de nível socioeconômico familiar são indicadores contextuais de suma importância para a investigação das desigualdades de acesso, trajetória e aprendizagem dos estudantes. Com o intuito de subsidiar esse debate, o objetivo deste texto é apresentar a concepção, metodologia e resultados de um indicador de nível socioeconômico dos inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), procurando detalhar o referencial teórico, o processo criativo e os procedimentos técnico-metodológicos para a geração de uma medida sintética da posição social dos indivíduos. Para tanto, são utilizadas as bases de dados dos inscritos do Enem entre 2011 e 2017 para a construção de um indicador que sintetiza informações de renda familiar e escolaridade parental, por meio do modelo de respostas graduais da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Em seguida, o texto explora um conjunto de validações do indicador, além de exemplificar potenciais aplicações e limitações. Sabendo que a construção de medidas numéricas em ciências sociais requer a explicitação dos esquemas teóricos e conceituais que informam a análise, o texto estará especialmente interessado na articulação entre um plano teórico-abstrato e outro operacional-empírico para o estudo da estratificação social e da desigualdade educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Thamara de Freitas Barros, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisadora da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired/Inep), bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Métodos e Gestão da Avaliação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Adriano Souza Senkevics, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired/Inep), especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Adolfo Samuel de Oliveira, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired/Inep), bacharel e licenciado em Ciências Sociais, mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado
10-12-2019