Avaliação econômica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

  • Renan Gomes de Pieri Fundação Getúlio Vargas
  • Alexandre André dos Santos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: alfabetização, análise econômica, avaliação de programas

Resumo

Dados os altos investimentos com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), é preciso avaliarmos e discutirmos seus resultados, sua implementação e sua proposta, com o intuito de aprimorar seu desenho para os próximos projetos de alfabetização. Dessa forma, este trabalho se propõe a uma avaliação econômica do programa com enfoque quantitativo. Estima-se a correlação da participação das escolas no programa com as proficiências medidas pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Encontra-se que um aumento de 10 pontos percentuais na proporção de professores recomendados no Pnaic em uma escola está associado a uma elevação das proficiências em Matemática e em Linguagem em 23% de um desvio-padrão, resultado de magnitude relevante. A correlação é maior para escolas com maior proficiência. Na análise de retorno econômico, encontra-se um saldo líquido positivo (VPL) de R$ 118,48 por aluno afetado, o que corresponde a uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 15%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Gomes de Pieri, Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Economia pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV), é professor da Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Alexandre André dos Santos, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), é pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais na Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Daeb/Inep)

Publicado
10-11-2022